Brasileiros na frente de americanos no uso da Internet em casa


22/06/2004

Em maio, 11,7 milhões de brasileiros com acesso a Internet em residências navegaram em média 13hs 51min cada um, contra as 13hs 43min de uso médio em abril. É o maior tempo já registrado pelo IBOPE//NetRatings desde o início das medições em setembro de 2000. E pelo segundo mês consecutivo, o brasileiro supera o usuário norte-americano em tempo de uso da web, que foi de 13hs e 7min no mesmo período.

“Dos 11 países medidos com a mesma metodologia, somente os usuários residenciais japoneses (16hs e 9min) navegaram mais que os brasileiros. Como fazemos questão de frisar, esse crescimento no uso residencial da Internet é constante, indicando que há uma mudança no hábito do internauta, que consome cada vez mais os serviços online” comenta Alexandre Sanches Magalhães, analista de internet do IBOPE//NetRatings.

Das quinze categorias disponíveis na medição, apenas Entretenimento não mostrou crescimento no tempo médio de consumo. “Com o aumento do uso de conexão rápida em nosso país, cresce o tempo médio de uso de novos serviços, que antes não eram consumidos porque havia dificuldade em navegar. Essa conversão de banda estreita em banda larga ajuda a entender porque cada vez mais pessoas navegam por mais categorias” complementa o analista.

“Também não devemos ignorar que a Internet cria e transforma a maneira com que as pessoas se comunicam e se informam. Apenas para citarmos os fenômenos mais recentes, os Blogs e Foto Blogs, acrescentaram mais um paradigma na Internet: o indivíduo que usava a Web para facilitar sua vida, pagar contas, comprar um livro, agora usa o meio para mostrar-se e comunicar-se com seus amigos”, destaca Alexandre.

Segundo o analista, esse fenômeno faz com que os internautas produzam informações descentralizadas que são consumidas por milhões de usuários todos os meses. “Essas manifestações pessoais também ajudam o crescimento da Internet, a ponto de todos os grandes portais abrirem suas páginas para abrigá-los e participar desse crescimento”, continua.

Entre janeiro e maio deste ano, o número de visitantes aos Blogs e Fotoblogs cresceu 14,6%, atingindo 3,548 milhões no mês passado.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *