Bradesco lança serviço de internet banking via celular

23/06/2006

O Bradesco anunciou no Ciab Febraban, congresso e exposição de tecnologia da informação para instituições financeiras, que acontece até esta sexta-feira, 23/6, em São Paulo, a disponibilidade para seus clientes do serviço de internet banking via celular. O anúncio faz do banco a primeira instituição financeira da América Latina a utilizar de telefones móveis como instrumentos de autenticação forte para acesso seguro ao serviço.

A solução – o software Digipass for Java Phone – foi desenvolvida pela empresa belgo-americana Vasco Data Security, fornecedora de soluções para autenticação forte no segmento financeiro e que no ano passado registrou faturamento da ordem de US$ 54,579 milhões.

De acordo com a Vasco, o Digipass for Java Phone, ou mobile token, é facilmente instalado no celular do correntista através de download ou via WAP. Uma vez ativado no aparelho, ele gera senhas dinâmicas, como um token Digipass tradicional, que são utilizadas em todas as transações e consultas realizadas no Bradesco Internet Banking.

A principal preocupação durante o período de testes do Digipass foi a de garantir que a utilização do dispositivo seria fácil e intuitiva para o usuário. “Customizamos a interface da tela para o layout do Bradesco e desenvolvemos novos menus, criando uma apresentação final bastante simples e prática para telas de aparelhos celulares com tecnologias GSM e Java, sejam elas coloridas ou não”, explica Jan Valcke, presidente da Vasco.

O executivo lembra que a equipe técnica precisou se dedicar também à realização de diversos testes com os principais modelos de aparelhos celular em uso no Brasil, dos mais simples aos mais sofisticados. “Mais de 40 diferentes modelos já foram homologados”, informa.

“A facilidade de implementação do Digipass for Java Phone, seu custo final competitivo e a necessidade cada vez maior do emprego de ferramentas de segurança quando da realização de transações financeiras pela web transformam o aparelho em um método bastante interessante para autenticação forte”, comenta Alexandre Cagnoni, diretor de tecnologia da UserID, empresa responsável pelas operações da Vasco no Brasil

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