BI com integração e capacidade de busca do Google


11/04/2006

Information Builders, fornecedora de soluções de business intelligence e integração, traz ao Brasil o WebFOCUS Intelligent Search, tecnologia que agrega o poder de busca empresarial , BI, reporting e integração capaz de acessar dados até então inatingíveis. Por meio da colaboração das tecnologias do Google, da Information Builders e da iWay Software, o WebFOCUS Intelligent Search representa a antecipada tendência da convergência das três ferramentas: business intelligence operacional, integração e busca.

Segundo estimativas do IDC o mercado de software de busca alcançou US$1 bilhão em 2005.* No entanto, os resultados de busca somente são úteis se forem acessíveis. “A demanda intensa por capacidade de busca é cada vez maior e as empresas reconhecem o avanço de se obter dados através de uma simples tecla, que resulta em incremento da produtividade, agilidade e decisões mais certeiras”, afirma David Fernández, diretor da InfoBuild Brasil, representante exclusiva da Information Builders no país.

A maioria dos dados das corporações está retida em fontes estruturadas – como por exemplo, base de dados que desviam a capacidade de busca do Google -, e o poder de integração da iWay possibilita o acesso e armazenagem de informações a serem incluídas nas buscas empresariais, atreladas a fontes não estruturadas como arquivos em HTML. O WebFOCUS consegue incorporar e analisar os dados e apresentar relatórios em formatos simples e fáceis de se entender.

Os sistemas são alimentados por informações de mensagens que são transmitidas pela intranet. O iWay Enterprise Index monitora essa transmissão e transforma todas as mensagens em formatos que podem ser indexados pelo Google Search Appliance. Os dados são dispostos em qualquer formato desejado (B2B, EDI, ERP, flat files, ou Web services). O Google roda o sistema front-end e não há necessidade de treinamento do usuário. Dada a capacidade nativa de leitura de qualquer base de dados e aplicação do WebFOCUS, a ferramenta utiliza algorítimos na busca do material originalmente indexado e encontra a informação procurada. A partir daí, a solução cria o relatório. O resultado é rápido, conseguido num simples toque de tecla e obtendo-se dados que antes estavam travados no sistema proprietário de informações.

“A solução de busca corporativa do Google está revolucionando a maneira de lidar com as informações de negócios,” diz Fernández. “O WebFOCUS Intelligent Search adiciona o BI e integração a essa capacidade proporcionando aos usuários respostas à questões que não imaginavam obter.”

* Reuters, “Google Extends Reach to Corporate Search,” February 14, 2006. http://money.cnn.com/2006/02/14/technology/google_bearingpoint.reut

Eliana Aguiar

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.