Banda larga em avião terá três meses de teste


16/01/2003

Durante o vôo LH 418, de Frankfurt, na Alemanha, para Washington DC, nos Estados Unidos, a companhia aérea Lufthansa inaugurou hoje (15) um teste de três meses para um serviço de acesso sem fio em alta velocidade, que vai permitir aos passageiros se conectar à Internet mesmo com a altura de 10 mil metros.

A Lufthansa é a primeira companhia aérea do mundo a fornecer um serviço de redes sem fio em alta velocidade durante um vôo comercial. A empresa alemã trabalha com a Connexion By Boeing, uma unidade da Boeing, para fornecer o serviço de comunicações de dados, baseados em satélite, chamado FlyNet.

Em terra firme, a Lufthansa tem uma parceria com o Vodafone Group para fornecer redes sem fio em 55 salas de espera em aeroportos pelo mundo, em um serviço que será inaugurado em março.

A Internet sem fio nos aviões da Lufthansa será um serviço gratuito para todos os passageiros nos vôos entre Frankfurt e Washington DC até 15 de abril, informou a companhia. A partir de 2004, o serviço custará entre 30 e 35 euros por vôo, e o programa de milhagens da Lufthansa, chamado Miles&More, poderá ser usado para pagar pelo serviço.

Nos aviões, a velocidade de download será de até 3 Mbps e até 128 Kbps para upload – um valor que deve aumentar para 750 Kbps. A Lufthansa convocou outras empresas, como Basf e Siemens, para testar o serviço piloto ao tentar acessar suas Intranets e servidores de e-mail por meio de redes privadas virtuais (VPN).

A rede nos aviões foi criada usando tecnologia 802.11b, fornecida pela Cisco Systems, com conectividade sem fios em todas as cabines, além de uma conexão por cabo Ethernet em cada assento. Segundo a Cisco, os equipamentos usados foram modificados, testados e certificados pela Lufthansa para cumprir as determinações da aviação civil.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.