Banco de dados de São Paulo disponível na web

07/02/2007

Uma ferramenta que permite ao cidadão o acesso a todo o banco de dados da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Ruas, parques, densidade demográfica por região, Educação, Transporte, Economia, Saúde, Cultura e Assistência Social são algumas das áreas que poderão ser consultadas. Do macro ao micro. Essa é a função principal do Infolocal, desenvolvido por técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e que, desde segunda-feira (29/01), pode ser acessado na Internet.

Por meio do serviço pode-se visualizar qualquer ponto do território paulistano, tanto no mapa gráfico quanto na imagem de satélite. A grande novidade é o nível de interatividade que o sistema permite ao usuário. É possível construir mapas e tabelas que atendam ao interesse de cada um, a partir das informações que compõem o banco de dados da Prefeitura. Também é possível agregar as informações segundo diferentes unidades territoriais: o município, as subprefeituras, os distritos etc.

Com a ferramenta, o usuário pode localizar, por exemplo, os bens tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), bem como as escolas do município, tanto da rede pública quanto particular – inclusive quantificando o número de alunos de cada unidade. O sistema também aborda a atividade econômica, indicando a localização de todos os estabelecimentos e empregos formais na cidade.

As bases de dados serão atualizadas periodicamente neste Sistema de Informações Geográficas (SIG), criado em 2002, agora desenvolvido como aplicativo on-line. A versão que já está disponível para consultas é beta, podendo ter suas ferramentas aperfeiçoadas constantemente. Em breve será acoplado ao sistema um módulo que permitirá que o usuário coloque as próprias informações. E, como meio de modernização e agilização, haverá a possibilidade de criação de grupos de usuários. Assim, técnicos das diversas áreas da Prefeitura poderão “conversar” entre si e incluir dados para planejamento e avaliação de toda a ação da administração pública.

Além disso, todas as informações do Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão acessíveis pelo Infolocl, que também conta com um sistema de busca por palavra-chave. A proposta é facilitar o acesso a informações cadastrais, estimulando o conhecimento da cidade por meio de estatísticas georeferenciadas

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.