Aumentam os casos de sites falsos de bancos


04/09/2003

Está aumentando cada vez mais a quantidade de sites falsos de bancos brasileiros na internet. Os sites reproduzem o design e até funções completas do site legítimo dos bancos e angariam números e senhas de contas correntes. Apenas nesta segunda-feira, sites do Banco do Brasil, do Itaú e do Bradesco falsos eram divulgados por meio de spam entre internautas. O último site clonado do Banco do Brasil trazia inclusive links para o site autêntico do banco e os mini-aplicativos em Java do site.

Os sites são hospedados em endereços forjados como 4bancodobrasil.com e atraem visitantes através de emails falsos com ofertas de brindes. Promoções e concursos também são chamativos. O site do Itaú foi clonado no endereço www.promocaoitau.com, sem o com.br que costuma caracterizar os endereços do banco. Em troca de concorrer a uma viagem dos sonhos, o correntista do Itaú era induzido a deixar até mesmo a senha do cartão em cadastro. O golpe era processado com um script em linguagem ASP. O site também redirecionava o cliente para o endereço verdadeiro do Itaú após a transação.

O Banco do Brasil também foi vítima de golpe em outro endereço, o www.bbcadastro.com. O site prometia prêmios de até R$ 50 mil e exigia um cadastro igualmente comprometedor. O golpe com o site do Bradesco oferecia empréstimos e foi hospedada em www.bradesco.vpg.com.br.

Os golpes têm sido denunciados com o auxílio dos usuários dos bancos, que trocam os endereços falsos entre si em listas de discussão. A documentação do site falso com o recurso de captura de tela (screenshot) ajuda também a completar as denúncias dando pistas sobre a identidade dos golpistas.

Magnet

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.