Audiência da internet está crescendo


12/04/2003

A busca por informações sobre a guerra do Iraque e a proximidade do término do período para declaração do Imposto de Renda (30 de abril) aumentaram o uso da internet ao longo do mês passado. Em março, segundo dados do Ibope eRatings, foram 7,547 milhões de usuários únicos acessando a rede mundial a partir de computadores residenciais. Se comparado ao resultado de março do ano passado, o número cresceu 14%. Em relação a fevereiro, o aumento foi de 1%.

De acordo com o Ibope, o tempo de navegação também mudou nos últimos 12 meses. Se ano passado, os internautas passavam em média 9 horas e 1 minuto conectados, no mês passado o tempo médio de navegação chegou a 11 horas e 4 minutos. Por casa da declaração do Imposto de Renda, os endereços da categoria governo registraram aumento de 63% na audiência dos sites da categoria Governo e Empresas sem Fins Lucrativos – equivalente a 1,7 milhões de visitas únicas durante março.

Segundo o analista de internet do Ibope eRatings, Alexandre Sanches Magalhães, a guerra também alterou o comportamento dos internautas brasileiros em março. O número de usuários que procuraram notícias sobre o conflito em portais e sites de informações não cresceu muito – 1,69% e 2,48%, respectivamente, em comparação ao mês anterior.

O número de visitas repetidas e o tempo gasto nessas páginas, entretanto, apresentaram mudanças significativas. Segundo o Ibope, as visitas médias mensais por usuário em portais saltou de 26 para 29 ao mês, com tempo médio de navegação de 57 minutos e 22 segundos (contra os 51 minutos e 22 segundos do mês anterior). Nos sites de informações, as visitas médias repetidas subiram de 6 para 8, com tempo médio de 23 minutos e 8 segundos (contra 16 minutos e 33 segundos de fevereiro). A pesquisa do instituto considera apenas dados residenciais.

Stella Fontes

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