Atrativa Games adota nova tecnologia


27/09/2005

O Atrativa, portal especializado em jogos casuais, está implementando uma nova plataforma DRM (Digital Rights Management) que agilizará a disponibilização de jogos via Internet. O portal escolheu a solução Softwrap Live!, da inglesa Softwrap, que permite otimizar a distribuição e venda de conteúdo digital na Internet, protegendo o autor/publicador contra a pirataria.

‘A vantagem da solução Softwrap é que, para cada título, basta fazer uma única vez a delimitação de tempo de jogo gratuito e de reconhecimento de compra pelo usuário, e ele está pronto para ser disponibilizado para qualquer distribuidor’, diz Luiz Gonsales, diretor da Atrativa Games, empresa que criou e mantém o portal Atrativa. Na plataforma de gerenciamento anterior, cada jogo exigia um trabalho individual para ser liberado para cada distribuidor. Considerando que o Atrativa tem mais de 100 jogos em catálogo, este procedimento implicava um grande investimento de tempo e dinheiro para que os jogos fossem adaptados e disponibilizados.

Com a implementação do Softwrap Live!, um novo jogo poderá ser disponibilizado automaticamente em todos os pontos de distribuição. ‘A nova solução possibilita uma distribuição mais ágil dos jogos’, comenta Ronaldo Bastos, diretor de Novos Negócios da Atrativa Games.

O Atrativa oferece jogos para download a partir da Internet, no modelo Try&Buy. O usuário pode baixar o jogo e rodá-lo gratuitamente por um período de teste, e ao final deste período, tem a opção de comprá-lo. A transação de e-commerce é efetuada em uma plataforma do Atrativa, que processa a operação e se comunica com a Softwrap Live!, autorizando ou negando o envio da chave de ativação para o usuário final.

O processo de atualização da plataforma de gerenciamento está em andamento e deve ser concluído este mês. A Softwrap está customizando parte de sua solução para atender as particularidades do mercado brasileiro, principalmente com relação a transações realizadas com boleto bancário e cartões de débito. O investimento da Atrativa Games foi de cerca de 60 mil reais, que incluem apenas o custo interno de desenvolvimento, equipamentos e serviços da Softwrap. A previsão da Atrativa Games é de obter o retorno do investimento em um período de 3 a 6 meses.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.