Aproveite o crescimento do e-commerce e venda mais na internet No ratings yet.

Comprar pela internet não é mais motivo de dúvida para a maioria dos internautas brasileiros.

A desconfiança que ocorria antes na hora de escolher um produto em um site de compras online, deu lugar à convicção sobre as inúmeras vantagens desse tipo de compra e a uma consequente euforia: cerca de 10 milhões fizeram sua primeira compra online em 2012. Isso elevou para mais de 42 milhões o número de internautas que já fizeram pelo menos uma compra através da internet.

A previsão, segundo a e-bit, é que o e-commerce brasileiro apresente um crescimento de 25%, chegando a um faturamento de R$ 28 bilhões em 2013.

Uma loja virtual, como qualquer outro negócio, inicia com um plano de negócios, é claro. A primeira coisa é definir em que segmento sua loja vai atuar, que tipo de produtos vai vender, qual o perfil do público-alvo que deseja atingir.

O segundo passo é definir em que plataforma sua loja vai funcionar. Com um sistema de vendas online é possível cadastrar os produtos, configurar os meios de pagamento, cálculo de frete e o método de entrega, entre outras funcionalidades.

O layout é outro ponto importante no planejamento da sua loja virtual. Um design agradável influencia muito a decisão de compra dos internautas. Além disso, uma boa experiência de usabilidade pode mesmo determinar o sucesso das vendas. Uma navegação intuitiva (categorias, sub-categorias e produtos), fácil localização dos produtos e informações (caixa de busca e sugestão de produtos relacionados), segurança (criptografia), diferentes tipos de pagamento (PagSEguro UOL ou Paypal, entre outros sistemas de pagamento) e um processo de compra que finalize tudo em poucos cliques, são outros fatores que vão dar melhores condições dos internautas comprarem produtos na sua loja.

Se o seu negócio é vender produtos e não é criar loja virtual, deixe isso com uma empresa especializada que você vai sair ganhando.

Loja pronta, chegou a hora de abrir as portas para seus clientes entrarem. Mas como atrair internautas para a sua nova loja?

Sem dúvida nenhuma, a melhor forma de divulgar sua loja é através dos sites de busca como o Google e o Yahoo. Essa divulgação pode ser através do SEO (otimização da loja) para posicionamento nos resultados orgânicos das buscas ou então através de uma campanha de links patrocinados que colocam o seu site imediatamente nas primeiras posições. Dependendo de quanto você estiver disposto a pagar, é claro. Diferente do SEO que faz com que seu site apareça nas primeiras posições, uma campanha no Google Adwords, por exemplo, apesar de muito positiva, pode se tornar extremamente dispendiosa com o tempo.

A seguir, 4 dicas para melhorar suas vendas online:

1 – Na hora de criar sua loja virtual, utilize a melhor plataforma de vendas online: o Magento;
2 – Divulgue sua loja desde o início nos links patrocinados do Google Adwords;
3 – Contrate um serviço especializado de otimização de sites para posicionar sua loja na 1ª página das buscas;
4 – Não esqueça de promover sua loja nas redes sociais e de anunciar também em sites de comparação de preços.

Para terminar, veja abaixo as principais razões que fazem os internautas abandonarem uma compra, coisas que você deve evitar em sua loja.

Fonte: Infográfico Internet Innovation
Abandono carrinho de compras em lojas viruais

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *