Apple lança desktop com processador de 64 bits


25/06/2003

Durante o discurso de abertura do WWDC, conferência mundial de desenvolvedores da Apple, o executivo-chefe Steve Jobs anunciou a primeira linha de computadores de mesa a usar recursos de processamento de 64 bits, os Power Mac G5, mas com compatibilidade com os aplicativos de 32 bits.

“O chip PowerPC G5 muda todas as regras. O ‘carro de corridas’ de 64 bits é o motor do nosso novo destop, o computador mais rápido do mundo”, afirmou Jobs. O processador PowerPC G5 é fabricado pela IBM e baseado na arquitetura POWER. O chip tem velocidade de clock de até 2 GHz e, virtualmente, pode endereçar 18 exabytes (18 bilhões de bilhões de bytes) de memória.

“A revolução dos 64 bits começou e o computador pessoal nunca mais será o mesmo”, afirmou Jobs. “O novo Power Mac G5 combina o primeiro processador de 64 bits para desktop, o primeiro barramento frontal de 1 GHz e até 8 GB de memória para bater de frente com o Pentium 4 mais rápido e os sistemas de Xeon duplo em benchmarks da indústria e aplicativos profissionais do mundo real.”

A capacidade máxima de memória RAM das novas máquinas Power Mac é de até 8 GB. São três modelos de Power Mac G5 que a Apple coloca no mercado norte-americano a partir de agosto. O primeiro, com preço no varejo em US$ 2.999, tem dois processadores PowerPC G5 de 2 GHz, barramento frontal de 1 GHz, 512 MB de memória DDR Dual Channel de 400 MHz, 160 GB de disco rígido no padrão Serial ATA, três slots PCI-X e placas gráficas AGP 8x Pro e Radeon 9600 Pro. (segue)

Henrique Martin, com informações da MacCentral.com

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.