Anúncios online se sofisticam


09/12/2004

Quando o gerente de uma lavanderia self-service seduz uma mãe e sua filha, e as convence a deixar a cidade com ele, com certeza vai haver encrenca. Ou talvez um roteiro para um filme. Nesse caso, a história é parte de um complicado conjunto de curtas-metragens para a Internet cujo improvável objetivo é atrair usuários interessados em um novo modelo de carro da Mercury.

Os anunciantes estão dedicando verbas cada vez maiores a esses híbridos de entretenimento e marketing, esperando convencer os consumidores de que estão oferecendo não apenas um produto, mas também uma forma de charme muito mais difícil de definir.

O retorno financeiro desses filmes para a Internet, às vezes chamados Webisodes, pode ser igualmente difícil de determinar, ainda que as empresas estejam recrutando celebridades e talentos do cinema para produzir os trabalhos.

“O que tivemos até agora foram experiências de marca, e não necessariamente campanhas que funcionariam bem se avaliadas sob padrões de marketing”, disse Greg Spiridellis, da JibJab, que cria animações online à Reuters. “Não vi campanha alguma que oferecesse conteúdo convincente. e que servisse como estímulo secundário a uma compra.”

A JibJab conquistou fama nacional nos Estados Unidos com “This Land”, uma paródia à campanha presidencial produzida alguns meses atrás. O filme e sua sequência atraíram mais de 80 milhões de visitas, de acordo com o grupo, que também produziu campanhas de marca para a Sony e a Kraft.

Spiridellis disse que os Webisodes muitas vezes funcionam melhor quando interessam a grupos específicos de consumidores -alguns dos quais têm influência ao recomendar um produto-, e não quando são dirigidos à mais ampla audiência possível, como costuma ser o caso com os comerciais tradicionais de televisão. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.