Andrade Gutierrez aposta em gerenciamento de conteúdo

14/10/2004

A Andrade Gutierrez, uma das maiores construtoras do País e com escritórios espalhados por todo o mundo, apostou na tecnologia da Vignette, especializada no desenvolvimento de soluções para gerenciamento de conteúdos e Portal Web, para melhorar a colaboração entre os seus funcionários.

O projeto, iniciado em 2001, utiliza o gerenciador de conteúdo V6. A escolha do produto veio da necessidade da construtora em organizar na intranet as informações vindas de diversas áreas da empresa. Cada uma delas elaborava seu próprio conteúdo sem um padrão pré-definido e uma estrutura em comum. Segundo o gerente de sistemas Lauro Zanforlin Alves Pereira, havia apenas construtores de conteúdo e não editores. “A intranet não era muito agradável, era desestruturada e a navegação não ajudava o usuário”, afirma.

Para padronizar, criar um modelo e estruturar a ferramenta de trabalho, a construtora foi conhecer alguns gerenciadores de conteúdo. Em três meses foi colocada no ar a nova intranet com diversos recursos agregados, entre eles o fórum de discussões. Além disso, a colaboração dos funcionários nos vários setores da empresa ficou mais ágil e foi ampliada. Cada área é responsável pela atualização de seu conteúdo e os aplicativos de cada uma delas podem ser acessados pela própria intranet.

Em 2003, com a chegada da versão 7 do programa, foi feita a migração do sistema em conjunto com a própria equipe da Andrade Gutierrez. Mesmo com a necessidade de adaptações, a construtora conseguiu obter todas as funcionalidades que precisava. Através da análise da Vignette em parceira com o Grupo A&C foi desenvolvido rapidamente um projeto que permitisse a migração.

Há dois meses a empresa está com seu portal funcionando após um processo que levou apenas 30 dias para ser finalizado. O próximo passo é incorporar todos os recursos que as duas ferramentas da Vignette oferecem ao portal.

Zanforlin contabiliza cerca de 16 mil acessos mensais ao site. A expectativa da empresa é que esse número aumente para que haja uma colaboração e uma comunicação cada vez maior entre as áreas e, conseqüentemente, uma melhora nos processos e projetos desenvolvidos.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.