Analistas prevêem boom das compras online
19/03/2003
O mercado de compras pela Internet está à pleno vapor. As projeções de institutos de pesquisas são otimistas e mostram que as vendas devem crescer de forma constante até 2005, chegando a US$ 100 bilhões nos Estados Unidos. No Brasil, o faturamento previsto daqui a dois anos é de US$ 3,8 bilhões. O volume de compras na web cresceu 50% e o faturamento das empresas atingiu R$ 900 milhões no ano passado, excluindo as vendas de passagens aéreas e automóveis, de acordo com estudo da e-bit, empresa especializada em pesquisa e marketing para a Internet, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).
As previsões da norte-americana Giga Information Group, indicam que as vendas diretas ao consumidor, ou business-to-consumer (B2C) nos Estados Unidos devem alcançar US$ 80 bilhões neste ano, saltando para US$ 90 bilhões em 2004 e para US$ 100 bilhões no ano seguinte. Já no Brasil, a consultoria nacional E-Consulting – que tem como principais fontes consultadas IDC, Gartner Group, Yankee Group, Forrester e eMarketer – calcula números mais agressivos, e prevê que as vendas online pelo canal B2C mais do que dobrem em dois anos, chegando a US$ 3,8 bilhões em 2005.
A previsão da Camara-e-net é de que, ainda em 2003, o volume de faturamento das companhias e o número de internautas na Web nacional dobre em relação ao ano anterior. A aproximação entre lojas e operadoras de cartões de crédito darão suporte à expansão. Há três anos, 60% das compras na Internet eram pagas com cartão. Hoje, esse meio de pagamento já representa 95% das operações, proporção próxima a do mercado norte-americano. (segue)
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