Americanos usam Google para investigar outras pessoas


10/03/2003

Os americanos estão usando a ferramenta de busca na Internet Google para obter informações sobre outras pessoas, a ponto de já existir um novo verbo: googlar.

Entre as 150 milhões de perguntas a que o Google responde diariamente, várias são de pessoas que pesquisam outros indivíduos, com fins geralmente particulares. “Quando eu procurava alguém para dividir meu apartamento, googlei todos os candidatos”, diz Isabelle, uma jovem jornalista francesa que mora em Manhattan e pediu para que seu sobrenome não fosse divulgado. “A pessoa que diz trabalho para a empresa tal você googleia, para confirmar se ela está dizendo a verdade. De uma só vez, você pode verificar que cargo exatamente ela ocupa”, conta.

A Internet já penetrou em todos os setores da sociedade americana, a tal ponto que dados biográficos, trabalhos de pesquisa e artigos oferecem livre acesso a qualquer um, bastando clicar duas vezes com o botão do mouse. “Descobri que o candidato que escolhi levou uma multa por excesso de velocidade em Connecticut”, comenta Isabelle, sorrindo.

A publicação online de documentos por todos os setores da vida social americana – inclusive pela Justiça, em alguns estados – somada à eficácia da ferramenta Google, torna cada vez mais fácil conhecer o currículo, as preferências, as atividades e as partes obscuras da vida de um desconhecido. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.