Alunos aprendem a criar conteúdos de internet

09/01/2007

Dezenas de jovens caminham, nos últimos dia, rumo à estação da CP em Évora, Portugal. A viagem não se faz sobre carris, mas antes na “nuvem” da Internet. O projecto PT Escolas deslocou para Évora a Carruagem do Conhecimento.

Cá fora, entre dezenas de colegas que esperam pela sua vez de aprender mais, Elizabete diz que utiliza a Internet para “pesquisar informação para trabalhos, imagens, e-mail e contactar amigos com o messenger”. A Sara, também no 9º ano, especifíca que História é a disciplina que mais a faz ir à Internet, normalmente à procura de biografias de grandes personalidades da História de Portugal. Do passado para o futuro, dentro da carruagem “transformadora”, os alunos distribuem-se por cada computador e formador.

Começam então a fazer um blog. Numa hora e meia fazem um filme, um podcast e inserem imagens e texto na internet.
Mais que navegar, é fundamental aprender a criar conteúdos para a Internet. Este é um dos objectivos do projecto coordenado por Dalila Martins, onde participam cerca de 400 alunos de Évora. A responsável adianta que “aqui em Évora participam 18 turmas. As sessões estão pré-agendadas e a turma vem acompanhada pelo seu professor. Os alunos saem daqui com um blog feito.
É um trabalho muito qualitativo.

Após esta componente de formação há a componente competição. Competir para ganhar o Sapo Challenge. O prémio promete mudar por completo a Escola dos alunos vencedores, transformando-a na Escola do Futuro. As inscrições estão abertas até 5 de Março.

A DianaFm é a estação de rádio do distrito de Évora parceira da iniciativa.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.