Alternativa ao 3G promete internet rápida, barata e sem fio


12/03/2003

Um alternativa ao esperado e dispendioso sistema de telefonia celular de terceira geração (3G), que promete conexão em alta velocidade com a internet a partir de dispositivos móveis, é vedete na Cebit 2003. O maior atrativo: um custo 80% menor que o das redes 3G e velocidades até 140 vezes maiores.

O sistema, chamado Wi-Fi/WLAN, funciona como uma grande rede sem fio e deve prover acesso à internet em alta velocidade em 800 pontos da Alemanha para notebooks, computadores de mão e celulares.

As redes sem fio WLAN (Wireless Local Area Network) ganham cada vez mais adeptos em todo mundo. Elas permitem trocar dados por ondas de rádio em edifícios com suporte para a rede, como aeroportos, restaurantes e escritórios.

Derrapagem do 3G

O sistema promete, já que os celulares 3G devem demorar para pegar na Europa. Isso porque as operadoras gastaram bilhões de euros com a compra de licenças de operação e infra-estrutura, e o mercado ainda não parece maduro o suficiente para suportar a tecnologia.

A operadora britânica Vodafone, por exemplo, comunicou no fim de semana passado que a decolagem da nova geração de telefonia celular vai demorar mais três meses na Alemanha, bem como em outros sete países europeus, onde deve entrar em operação no último trimestre de 2003. (segue)

Francisco Madureira
Editor de Informática da Folha Online, em Hanover

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.