Alcatel e Microsoft lançam tecnologia de televisão pela internet


22/02/2005

O fabricante francês de equipamentos de telecomunicação Alcatel e o grupo americano de programas de informática Microsoft anunciaram nesta terça-feira um acordo para o desenvolvimento de uma tecnologia integrada para a transmissão do sinal de televisão pela internet.

Em virtude do acordo, os dois grupos comprometem-se a iniciar uma tecnologia que integre “os avanços na área das redes e da integração de soluções de vídeo e multimídia de alta capacidade em que a Alcatel é líder mundial, assim como a posição de líder da Microsoft nas soluções de programas de televisão e na experiência de usuário compartilhada entre os diferentes terminais domésticos”, afirmaram.

Este novo dispositivo, segundo as duas empresas, permitirá que os provedores de serviços de televisão pelo protocolo internet (IPTV) reduzam custos na implantação e nos prazos de saída ao mercado.

As duas empresas acrescentaram que a iniciativa também beneficiará os usuários do mundo inteiro ao possibilitar a criação de serviços “inovadores, adaptados a suas necessidades, acessíveis a terminais variados (televisão, computadores pessoais ou consoles de jogos, entre outros).

A Alcatel e a Microsoft decidiram lançar uma série de iniciativas comuns, dentro do compromisso, em particular, com o desenvolvimento de novas aplicações e sua adaptação a diferentes culturas; garantias para a estabilidade e confiabilidade das redes na implantação da televisão pela internet; ou funções para garantir os direitos dos conteúdos transmitidos em redes públicas ou domésticas.

O presidente da Alcatel, Serge Tchuruk, mostrou satisfação em “cooperar com a Microsoft e beneficiar-se de sua posição de líder nas plataformas de programas de informática para a televisão, assim como de sua experiência inovadora nas redes domésticas multimídia em múltiplos suportes”.

“Para oferecer uma solução integrada líder de mercado, nos comprometemos a fazer convergir as soluções de vídeo atuais da Alcatel com a plataforma da Microsoft TV IPTV Edition”, acrescentou Tchuruk. (segue)

Agência EFE

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.