Acesso sem fio à Web se populariza em Nova York


10/06/2003

Na superpovoada e diversificada cidade de Nova York, uma tecnologia invisível vem criando uma nova sensação de comunidade. Em uma cidade onde nada é barato, as redes de acesso sem fio à Internet vêm sendo compartilhadas entre vizinhos ou quem quer que esteja localizado a 100 metros do transmissor, gratuitamente.

A tecnologia conhecida como Wi-Fi pode ser usada gratuitamente por qualquer pessoa equipada com um laptop ou computador de mão dotado de um cartão projetado para receber sinais de rádio e que custa menos de US$ 100. Em um período de imensos cortes de orçamento, esses pontos de acesso gratuito estão se tornando um raro serviço público fornecido a vizinhos por alguns nova-iorquinos generosos.

Dustin Goodwin instalou seu transmissor Wi-Fi do lado de fora da janela de seu apartamento, em Nova York, dois anos atrás. O transmissor permite que vizinhos e pedestres se conectem ao provedor de acesso de alta velocidade à Internet que ele assina, o que permite às pessoas usarem a conexão gratuitamente.

“Tenho uma linha DSL em casa, e muito mais banda larga do que preciso, de modo que a compartilho com os vizinhos”, explica Goodwin. Ele ajudou a fundar a NYCWireless, uma organização em expansão que acredita no uso compartilhado do acesso sem fio à Internet, especialmente nos espaços públicos. O grupo estima que mais de mil pessoas usem sua rede ou seus “hot spots” gratuitos. (segue)

Reuters

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.