A revolução sem fio vai pegar você No ratings yet.

A tecnologia wireless talvez não transforme as pessoas naquelas personagens de ficção científica cheias de engenhocas grudadas pelo corpo, mas que a vida vai mudar muito, isso vai. Um exercício rápido de futurologia permite vislumbrar algumas novidades que devem chegar logo:

Personal database – Entregar cópia xerox autenticada de seus documentos? Esqueça. Toda a papelada (passaporte, carteira de motorista, certidão de nascimento, certificado de reservista e até os últimos resultados dos exames de saúde) estarão guardados num arquivo que você pode carregar em qualquer portátil. Chegando a uma repartição pública informatizada, os dados podem ser baixados no banco de dados local. Todo o serviço público britânico está sendo preparado para essa transformação até o final do ano que vem.

Ingressos para shows e passagens aéreas – Teclando uma senha, o usuário do celular terá acesso a números de autorização para retirar ingressos e passagens. O serviço já foi testado no Japão e na Coréia do Sul.

Games online em handhelds – A velocidade da rede 3G e os cartões de expansão de memória vão permitir que os usuários compartilhem jogos online nos portáteis.

Crédito eletrônico – Ainda neste ano, bancos da Europa e dos Estados Unidos vão oferecer aos cliente as primeiras máquinas para carregamento de crédito financeiro nos portáteis. É o celular tomando o lugar do cartão de crédito.

GPS – Circuitos com a tecnologia do Global Position System, combinados com mapas baixados via Wap, vão fornecer a posição do celular em qualquer ponto do planeta.

Voto remoto – Está decretado o fim das filas para votar ou justificar a ausência do domicílio eleitoral. Senhas criptografadas vão permitir que cada eleitor envie seu voto para uma central de apuração usando apenas o celular.

Curioso? Mais informações sobre as inovações da web sem fio podem ser checadas no site organizado pelo grupo de pesquisas para desenvolvimento de computadores portáteis do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). www.media.mit.edu/projects/wearables (inglês)

Thales de Menezes

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *