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28/03/2003

A publicidade online ajuda a aumentar o alcance de uma campanha offline, bem como a eficiência de acções de branding e de intenção de compra. Efectivamente, na internet pode-se encontrar informação detalhada sobre os produtos e serviços anunciados noutros meios e incrementar a intenção de compra nos consumidores. As acções de Marketing, quando utilizam a internet e concretamente Publicidade Online, contribuem para aumentar o impacto das campanhas na TV, imprensa e rádio.

Estas são as principais conclusões do Pan-European Cross Media Research, um estudo levado a cabo pelo NFO Infratest, e com o qual se propós analisar o impacto e alcance da publicidade online dentro de uma campanha global de marketing.

Do referido estudo se depreende também que a publicidade online, dentro do cross media, aumenta a percepção positiva de uma marca e contribui para associar-lhe como “”estar na moda”, “inovador” e “exclusivo”. De facto, a internet tem ganho espaço e assume-se cada vez mais como o meio apropriado para efectuar branding e desenvolver valores de marca.

Os resultados mais importantes da investigação são:

– A publicidade online amplia em grande medida o número de pessoas expostas às campanhas em meios tradicionais;

– A penetração de 41%, junto de um target específico, de de uma campanha que apenas passou na TV, ascendeu a 63% quando a mesma campanha foi completada na internet, através de acções de Publicidade Online;

– O valor de 4% de memorização de uma marca que efectuou uma campanha na TV, alcançou 12% quando a acção se difundiu na TV e na Internet;

– A recordação da publicidade em campanhas que só utilizam a TV foi de 27%, enquanto que ao utilizar a TV e Internet aumentou até aos 45%.

Para Michael Kleindl, presidente da EIAA e conselheiro da AdLink Internet Media AG, “os dados demonstram que a inclusão da publicidade online dentro do mix de meios das grandes marcas, pode gerar importantes benefícios nos seus resultados, tanto em termos de alcance como em impacto. Cremos mesmo que se trata de um grande passo para compreender como a publicidade online pode contribuir para incrementar as métricas principais de uma campanha de publicidade”.

Para a realização de este estudo, analisaram-se quinze campanhas globais de grandes marcas no Reino Unido, Alemanhã e França. As acções A medição do impacto publicitário foi efectuado junto de grupos expostos aos distintos meios.

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