A internet está mudando a televisão

14/05/2008

A nova geração e sua mania de portabilidade mudaram a comunicação. Por meio da Internet, vídeos, gravadores de vídeo digital e conteúdo sob demanda, alteraram a radiodifusão e fizeram com que ela perdesse linearidade em seu modelo. Segundo afirma o The Yankee Group, em texto publicado no portal Thesis, “a internet está mudando a televisão”. Significa dizer que o ambiente é diferente e o cenário é igualmente aplicado à publicidade, já ambientada na realidade digital e interativa. 

Há novas formas de medição para os anunciantes. Originários de uma época em que a audiência de comerciais se restringia ao modelo de 30 e 60 segundos, as marcas agora sentem maior segurança. Podem realizar medições nos gravadores e obter relatórios de períodos curtos para analisar o desempenho de determinada campanha publicitária.

A segmentação é aliada dos anunciantes. Segundo estimativas do Yankee Group, os operadores de IPTV (sigla para TV na Internet) também demonstram interesse em fragmentar as ações.

Por isso, a expectativa é de que disponibilizem cada vez mais métricas capazes de combinar desempenho e segmentação. De acordo com a empresa americana, a propaganda digital e interativa deve movimentar US$ 3,8 bilhões no mercado dos Estados Unidos, em 2012.

No campo digital, trata-se da discussão que relaciona as formas de propaganda conhecidas como below-the-line, (abaixo da linha) e a mais tradicional above-the-line (acima da linha). A discussão lida com a diferença de analisar a publicidade sob a perspectiva de números de impressões ou minutos assistidos, a prática mais clássica,  e passar a considerar um grupo de espectadores realmente impactado com a mensagem, o que denota maior chance de fragmentação.

Marcelo Gripa – Adnews

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.