A força dos e-marketplaces


16/06/2005

“Os ambientes de transação WEB , denominados e-marketplaces , têm como objetivo otimizar o tempo e o acesso dos interessados na aquisição de produtos e serviços.” É esta a definição de Edson Carli, economista e consultor da GDT Brasil, para o tema principal do track Melhores Práticas – Ambiente de Transação Web que ele conduzirá no IT Conference 2005. Carli abordará como as cadeias produtivas estão sendo remodeladas a partir da redefinição entre agentes envolvidos no negócio dentro dos e-marketplaces .

Exemplos da dinâmica de funcionamento destes ambientes serão mostrados através da vivência de duas empresas. Marcelo de Matheus, da Votorantim Celulose e Papel, contará sua experiência com a PakPrint, e Maurício Arguello, da SEW-Eurodrive, com o e-marketplace da Abmaq, desenvolvido pela Tradecom.

De acordo com Carli, estes ambientes modificaram o modelo de poder de negociação, pois colocam lado a lado os fornecedores, estimulando uma competição mais acirrada entre eles e, conseqüentemente, aumentando a capacidade de decisão do comprador. “Ainda que este cenário tenha desestimulado muitos competidores a participarem dos e-marketplaces, eles continuam sendo o equivalente digital das ruas de especialidades”, contrapõe Carli.

Marcelo de Matheus, da área de e-business e desenvolvimento de solução Web, vai falar sobre como a Votorantim tem intensificado a utilização de transações eletrônicas com clientes e fornecedores, trabalhando com marketplaces verticais, buscando aproximar e aprimorar o relacionamento. “Vamos focar em um case da Unidade de Celulose e Papel para mostrar, entre outros, os indicadores e benefícios atingidos com clientes, fornecedores e processos internos.”

Maurício Arguello, gerente de TI e suprimentos da SEW-EURODRIVE Brasil, contará quais as premissas e os objetivos que levaram a SEW a adotar o e-marketplace. Entre os benefícios, Arguello cita a eliminação dos processos operacionais como atrativo para estes ambientes de transação Web.

O track Melhores Práticas – Ambiente de Transação Web ocorre em 21 de junho, das 13h30 às 14h50, no Hotel Transamérica de São Paulo.

Roberta Prescott é repórter da área de tecnologia da informação

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.