64 % das empresas não têm internet como canal de vendas

07/12/2009

Danielle Fonseca

O comércio eletrônico (e-commerce) ainda possui enorme espaço para crescer no País, sendo que 34% das empresas estão fora do universo digital e não têm site próprio, além de 64% ainda não utilizarem o e-commerce como canal de vendas. É o que aponta pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que realizou 1.201 entrevistas para mapear o uso da internet pelos empresários.

O comércio varejista ainda aparece como o setor que menos investe em sites próprios: apenas 60% das empresas do segmento têm endereço eletrônico, frente a 80% dentro do setor de indústria, no qual mais empresas têm site. No comércio atacadista, 70% das empresas têm site, e na área de construção civil, 65%.

Segundo Sandra Turchi, superintendente de Marketing da ACSP, muitos ainda não têm interesse em usar a internet como ferramenta por desconhecer suas vantagens ou por ter receio. "Uma das principais dificuldades da pequena e da microempresa é a falta de estrutura: eles acreditam que terão uma sobrecarga de trabalho", diz. A pesquisa também mostra, porém, que nas 435 empresas que usam a rede para comprar e vender há aumento das vendas, e que em 38% delas as vendas pelo e-commerce já representam 10% do volume de vendas.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.