5 tendências em comunicações unificadas

24/03/2008

Cinco tendências vão aumentar a demanda no crescente mercado de comunicações unificadas, redefinindo a forma como empresas e indivíduos se comunicam e colaboram globalmente. Segundo a IBM, as cinco tendências são:

   1. O escritório virtual vai se tornar a regra. Não é preciso sair do escritório: basta levá-lo aonde você for. Telefones de mesa e desktops vão desaparecer gradualmente, substituídos por dispositivos móveis. Ferramentas de redes sociais e experiências em mundos virtuais vão simular a sensação de presença real. Modelos de trabalho serão modificados pela globalização e iniciativas de negócios "verdes", que reduzem a necessidade de viagens e encorajam o trabalho em casa.
   2. A vez do instant messaging (IM). Mensagens instantâneas e outros tipos de ferramentas de colaboração em tempo real vão se tornar a norma, substituindo o e-mail. Assim como o e-mail se tornou uma necessidade de negócios, uma nova geração de trabalhadores alimenta uma nova expectativa de que as mensagens instantâneas se tornem o método preferencial de interação corporativa. Essa tendência vai alimentar uma adoção mais rápida de comunicações unificadas, com o IM tradicional se tornando o principal ponto de extensão para comunicações multi-modais.
   3. Além dos telefonemas, processos de negócios colaborativos. As empresas irão além das funcionalidades iniciais do IM, como click-to-call e presença online, na direção de integração profunda com processos de negócios e aplicações corporativas, ambientes aos quais pode trazer seus maiores benefícios
   4. Mundo aberto. A interoperabilidade e os padrões abertos vão derrubar as muralhas proprietárias que separam domínios públicos e corporativos. A demanda corporativa por interoperabilidade e o amadurecimento de padrões de indústria vão forças os provedores de comunicações unificadas a adotar a interoperabilidade. A presença convergente, agregada e rica vai permitir a empresas e indivíduos encontrar os recursos apropriados, removendo ineficiências dos processos de negócios e da vida diária.
   5. Novos modelos para reuniões. Desligue-se de conference calls agendadas, rotineiras. A definição de "reunião" será radicalmente transformada, tornando-se cada vez mais instantânea, com base no contexto e necessidade. Tecnologias de jogos e mundos virtuais 3-D vão influir significativamente nas reuniões corporativas online, oferecendo experiências mais reais, atendendo a demanda da nova geração, que opera mais eficientemente nesse ambiente familiar.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.