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5 dicas para otimizar o uso de palavras-chaves no SEO do site

Escolher as palavras-chave certas tem importância fundamental para a otimização e bom posicionamento do seu site nas buscas

O SEO (ou otimização para sites de busca) é uma das principais estratégias de marketing digital e, principalmente, uma das ações de melhor custo-benefício. Segundo dados da Serasa Experian, o Google é o buscador mais usado no Brasil com 94% das buscas feitas nele.

Mesmo com o crescente uso das redes sociais e aplicativos, os sites de busca são responsáveis por mais de 40% das vendas de e-commerce em todo mundo, segundo um estudo divulgado pela Custora.

Esses números impressionantes reforçam a importância de um site aparecer no Google para conquistar novos clientes. Aparecer no topo da busca para diferentes palavras-chave relacionadas ao seu negócio, à frente do seu concorrente e disponível para aquele cliente potencial que está procurando pelo seu produto, é uma estratégia de marketing hoje em dia considerada para qualquer tipo e porte de empresa.

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O SEO pode ser definido como um conjunto de ações que vão indicar para o Google que um site é relevante para determinada palavra-chave e deve ser mostrado entre as primeiras posições nas buscas feitas pelos usuários.

Otimização do conteúdo

Um conteúdo rico e bem otimizado é imprescindível para o site ser considerado relevante para o Google. Dentro das tantas estratégias que fazem parte do SEO, a escolha e uso otimizado de palavras-chave no conteúdo é uma das principais para um site alcançar melhores resultados, aumentar o número de acessos e gerar mais leads e conversões.

Você sabe, por exemplo, como escolher as palavras-chave? Onde elas devem se situar em seu site? Quais são as métricas usadas para mensurar o índice de conversão e geração de leads? Como adequar as palavras-chave ao seu público?

Neste post, vamos dar dicas de SEO para você otimizar os textos do seu site utilizando palavras-chave corretas.

  1. Faça uma auditoria das palavras-chave em seu site

Faça uma auditoria de cada uma das páginas do seu site para identificar quais são as palavras-chave mais indicadas para delas. Para começar defina a palavra principal relacionada a cada página. Depois identifique variações dessa palavra-chave. Existem ferramentas voltadas para a pesquisa de palavras-chave que podem auxiliá-lo nessa tarefa, como o Google Keyword Planner e o KeywordSpy.

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  1. Saiba onde posicionar as palavras-chave

Após identificar quais palavras-chave usar, procure colocá-las em pontos estratégicos de seu site. Para oferecer os resultados mais relevantes, use suas principais palavras-chave entre as primeiras 100-150 palavras do seu texto. Além de incluí-las no conteúdo, é importante que elas estejam presentes nos títulos, descrições, cabeçalhos, nomes de arquivos de imagem e URLs. Porém, evite usar as palavras-chave em locais em que elas não estejam alinhadas ao conteúdo, que precisa ter qualidade para ser considerado relevante.

  1. Verifique o desempenho das palavras-chave

Existe a possibilidade de você escolher palavras-chave que estejam relacionadas com o conteúdo, mas que não se mostram tão eficientes para gerar leads. Algumas delas recebem muitos cliques, mas não conseguem quaisquer conversões. Procure direcionar as palavras-chave para objetivos mais específicos.

  1. Opte por palavras-chave mais longas

Palavras-chave curtas, formadas por apenas uma ou duas palavras, são geralmente mais genéricas, enquanto as chamadas palavras-chave de cauda longa, formadas por três ou mais palavras, descrevem o seu conteúdo de forma mais específica e possibilitam uma busca mais personalizada. Palavras-chave de cauda longa também favorecem a segmentação de visitas no topo do funil e a atração de leads mais qualificados. Procure sempre recorrer a uma multiplicidade de palavras-chave, adicionando sinônimos, expressões de gíria, adjetivos e formas no plural.

Por exemplo, se você possui um pet shop especializado na venda de peixes, pode incluir palavras-chave recorrentes como “pet shop” ou “aquarismo”, mas terá muito mais chance de alcançar seu público-alvo se procurar especificar seu produto ou serviço. Incluir termos como “onde comprar peixes para aquário”, “peixes exóticos de água doce” e “peixes de água salgada”, por exemplo, aumenta as chances de ter um bom desempenho nos sites de busca, pois atende interesses mais específicos de seu público.

  1. Esteja atento ao seu público

Lembre-se de que o ponto mais importante para definir suas palavras-chave é descobrir especificamente o que seu público está buscando. Procure sempre testar variações de suas palavras-chave e observar aquelas que apresentam maior geração de leads e conversão. Também esteja atento às palavras-chave que os seus concorrentes utilizam e nas tendências do mercado.

Como você pôde notar, estratégias de SEO e a otimização das palavras-chave em um site se tornaram um assunto cada vez mais complexo. Por isso, em alguns casos de sites mais complexos, com grande quantidade de produtos e palavras-chave, contratar uma agência especializada em SEO é a melhor solução para conseguir melhores posições nos sites de busca. Com as palavras-chave corretas e um site bem otimizado, você logo começará a colher resultados, como uma melhor qualidade dos visitantes, maiores taxas de conversão e mais vendas para seu site.

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