2003 terá nova epidemia de vírus


15/01/2003

Os usuários de computador devem se preparar para uma nova onda de ataques de vírus este ano, principalmente aqueles desenvolvidos em sistemas de mensagens instantâneas, que permitem aos internautas conversar em tempo real pela rede.

As previsões são de Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos, provedora de soluções antivírus. Embora o executivo estime que os vírus não darão brecha este ano, ele acredita que os casos de infecção deverão manter os mesmos índices verificados em 2002.

“Os criadores de pragas estão mais interessados em inventar o próximo supervírus para o Windows, disseminado pelo e-mail ou mensagem instantânea”, disse. “Além disso, esperamos mais vírus executáveis vindos de correio eletrônico em 2003.”

A Sophos também prevê um aumento no número de Cavalos de Tróia, que abrem vulnerabilidades nos sistemas operacionais permitindo que hackers implementem ferramentas de acesso remoto (RATs), que podem operar um computador infectado remotamente.

Cluley estima que existem hoje cerca de 80 mil vírus. Em 2002, aproximadamente 600-700 novas pragas eram descobertas por mês, índice similar aos números de 2001, mas abaixo dos 800-900 mensais de 2000. “Não esperamos uma aceleração no surgimento de novos vírus, somente uma permanência da taxa vista no ano passado.”

Segundo ele, essa estabilização ocorre devido à introdução de softwares antivírus mais aprimorados no mercado e uma maior atenção dos usuários de computadores. “Os programas de antivírus são geralmente muito bons para encontrar pragas, o problema são os seres humanos, que lançam e-mails com arquivos em anexo sem pensar”, disse. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.