15% dos consumidores de Maringá (PR) compram pela internet

26/08/2008

As compras pela internet estão se tornando cada vez mais corriqueiras para os consumidores de Maringá, no noroeste do Estado. A ‘Pesquisa do Perfil do Consumidor’, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Sebrae/PR e pelo Sicredi, durante um café da manhã para 250 empresários da cidade, no auditório do Crea, revela que 15% da população maior de 18 anos já realizaram pelo menos uma compra pelo computador no último ano.

Os principais itens adquiridos pelos consumidores de Maringá foram eletrônicos, livros e revistas, CDs e DVDs. A pesquisa que traça um perfil dos consumidores da cidade ouviu 685 pessoas nos meses de junho e julho deste ano. Essa é a primeira vez que a pesquisa traz dados como o avanço do comércio eletrônico no município. O último levantamento que abordou os hábitos dos consumidores de Maringá foi realizado em 2005.

O percentual do uso da internet para compras, levantado nesta pesquisa, é um indicativo importante do crescimento do e-commerce. É superior, por exemplo, ao identificado em 2007 em levantamentos semelhantes realizados nas cidades de Goioerê, Iporã, Jandaia do Sul e Nova Londrina, no entorno de Maringá, quando foi detectada uma média de 10% de compras pela rede mundial de computadores.

De acordo com a pesquisa, além da compra realizada diretamente pela internet, foram detectadas situações em que o consumidor visitou a rede, pesquisou preço e foi até a loja estabelecida na cidade com a proposta impressa para negociar, o que também tem interferência junto ao comércio local. Dentre os motivos citados pelos entrevistados que efetuaram compras online, foram citados o preço, a comodidade, as condições de pagamento e a variedade dos produtos ofertados.

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